terça-feira, 16 de junho de 2015

Filosofia e as Artes

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de um jovem que viveu em cativeiro desde a infância, sem ter qualquer contato com outras pessoas ou mesmo animais.  Após ser liberto e abandonado em uma praça de Nuremberg, no ano de 1828, Kaspar Hauser passa a ter contato com outros seres humanos e com o mundo exterior. Aos poucos, o ex-cativo vai se adaptando ao modo de vida daquela cidade, se tornando um ser social, ao mesmo tempo em que critica e questiona alguns costumes do lugar.

A história de Kaspar Hauser nos leva a questionar se realmente há uma racionalidade comum a todos os seres humanos ou se nossas semelhanças se consistem apenas em nossas necessidades físicas.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

IDC Filosofia é

A Filosofia produzida no período que vai de 500 d.c. ao ano 1500 com aceno à Filosofia Patrística Greco-Latina. A expansão da Filosofia Helenística efetuada fundamentalmente pelo cristianismo, mas, também, por Árabes e Judeus.


domingo, 14 de junho de 2015

Filosofia e as Profissões

Ele é talvez o maior galã de Hollywood de todos os tempos. Um fato pouco conhecido é que, quando terminou o ensino secundário, Richard começou a estudar filosofia na Universidade de Massachusetts. Depois de 2 anos ele decidiu deixar a carreira acadêmica para se tornar ator.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Motivos para estudar Filosofia

Como todos sabem, a constante prática de exercício físico é indispensável para ter uma boa saúde. Por exemplo, melhora significativamente as nossas capacidades respiratórias, motoras e muitos outros pontos essenciais para a saúde do corpo humano. Tal como na prática de exercício físico, a Filosofia também se torna numa ferramenta essencial a qualquer trabalhador que queira desenvolver as suas capacidades e alcançar o sucesso na sua área profissional.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Teoria da semana

Mais do que a teoria do poder, Foucault propos regras ou cautelas metodológicas. Diferentemente das concepções correntes, Foucault pretende explicar o poder sem o rei como sua fonte e natureza. Depois de comparar as tais diferentes de poder, mostrando sua dependência da noção de um soberano, define-se o poder em Foucault como uma relação assimétrica que institui a autoridade e a obediência, e não como um objeto preexistente em um soberano, que o usa para dominar seus súditos.


terça-feira, 9 de junho de 2015

Filosofia e as Artes

O Filme Tempos Modernoos é o último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme ironiza o sistema fordista de trabalho em linha de montagem.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

IDC Filosofia é

Estudar os principais temas e problemas da Filosofia, filosofia e atitude reflexiva e também questões filosóficas centrais da atualidade.

domingo, 7 de junho de 2015

Filosofia e as Profissões

Harrison Ford é um dos artistas mais conceituados de Hollywood e também um dos atores do cinema mais acarinhados pelo público. Nasceu em Chicago em 1942, onde cursou Filosofia, mas no final dos estudos, o seu interesse pela representação se sobrepôs à filosofia.

sábado, 6 de junho de 2015

Motivos para estudar Filosofia

O estudo da filosofia encoraja o pensamento criativo oral e escrito. Devido ao caráter persuasivo do filósofo, você será treinado para criticar argumentos e inventar propostas alternativas. Isso não é nada mais do que um exercício de criatividade, o qual pode ser precioso a você não importa em qual seja sua futura ocupação.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Filosofia e suas perspectivas

Os escolásticos eram pensadores cristãos que tentaram entender e explicar as doutrinas cristãs à luz da antiga filosofia grega. De que lado você está?

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Teoria da semana

Todo o conhecimento inicia-se com a experiência, mas tal conhecimento é organizado pelas estruturas a priori do sujeito. Segundo Kant, o conhecimento é a síntese da nossa sensibilidade (fenômeno) e daquilo que o nosso entendimento produz por si (conceitos). O conhecimento nunca é o conhecimento das coisas "em si", mas das
coisas "em nós".


terça-feira, 2 de junho de 2015

Filosofia e as artes

Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aqueles que não mencionamos". O roteiro que tem muito de "O mito da caverna" de Platão é fascinante, prende a atenção do começo ao fim. Poético, filosófico e extremamente original, este filme fala de tudo e mais um pouco(para quem sabe enxergar, é claro). Eis um filme que nos faz refletir sobre assuntos como a suposta existência de Deus, o poder de manipulação das religiões, o medo do novo e do desconhecido, a utopia de uma sociedade ideal, a inocência, a vida e a solidão.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

IDC Filosofia é:

Proporcionar uma noção geral acerca dos principais aspectos abordados pela Psicologia e suas contribuições para a compreensão do ser humano na sua totalidade e em seu comportamento ao longo do ciclo vital.